A Educação à distância trouxe novos caminhos para a educação, novas oportunidades de ensino para vários brasileiros, e de forma mais fácil.
No Brasil tivemos alguns momentos do desenvolvimento da EAD:
1904 - Escolas Internacionais e Cursos por Correspondência
1923 – Rádio Escola
1939 – Rádio Monitor
1941- IUB
1947 – Senac, Sesc e Universidade do Ar
1961 – MEB
1967 – Projeto Saci
1970 – Projeto Minerva
1977 – Telecurso
1991 – Salto para o Futuro
2003 – Referências de qualidade em EAD
2007 – E-Tec
Nos dias atuais, a utilização de novas tecnologias trouxe um momento marcante no desenvolvimento da EaD. A utilização da internet, das videocoferências, web 2.0. O aluno pode estar separado fisicamente do ambiente de sala de aula, mas não está do conteúdo, ele tem a seu dispor um tutor à distância, em algumas universidades, um tutor presencial e também um professor que ministra as aulas, o professor EaD.
O aluno que ingressar na EaD precisa estar ciente que para sua formação o principal agente será ele próprio. Pois, se ele desejar se tornar um ótimo profissional dependerá apenas de seu próprio empenho.
Para que isso aconteça o aluno precisa criar novos hábitos, nova rotina, saber organizar seu tempo para os estudos.
O professor e aluno estão separados espacialmente e temporalmente, porém estão perto através da interação entre máquinas. A "distância", acaba não existindo, pois as ferramentas disponíveis no AVA, une professores, tutores e alunos, em uma nova forma de ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirA palavra para um aluno que cursa EaD é DISCIPLINA. É preciso ter força de vontade para fazer as atividades fora do horário presencial na sala de aula.
ResponderExcluirA distância que existe é somente a física, pois distância pedagógica não existe, em muitas das vezes esta distância é muito maior num ensino presencial, onde o aluno fica distante somente se distraindo por exemplo, e na educação a distância as diversas ferramentas síncronas e assíncronas, que estão cada vez mais atualizadas, gera uma interação muito grande entre aluno, tutor e professor, enriquecendo no conhecimento compartilhado.
Bruna,
ResponderExcluirgostei da exposição cronológica da EaD no Brasil. Pudemos observar que a EaD já está no Brasil há mais de um século e não consiste em uma metodologia de ensino nova, mas tem uma história, uma trajetória que se inicia com cursos de correspondência.
Noemi Bueno
http://aprenderemead.blogspot.com/
Olá Bruna,
ResponderExcluirConcordo com você.
Todos que se propõem a fazer um curso na modalidade EaD deve compreender que o agente será ele próprio. Deve ter motivação, disciplina e organização. Os professores e tutores estão sempre orientando, mas ele precisará de todas estas características para chegar ao objetivo proposto com sucesso.
Olá Bruna,
ResponderExcluirConcordo com você que o aluno no ensino a distância deverá ser seu próprio agente. Alguns alunos já são preparados, disciplinados, possuem esse perfil. Cabe a os professores/tutores orientar e motivar os alunos da EAD que ainda não possuem uma rotina de disciplina e de organização, pois, esse é o segredo do sucesso no ensino a distância.
Há uma premente necessidade da mudança do pensamento atual coletivo a respeito a EaD, temos que trabalhar duramente para acabar com este preconceito, bem como também uma mudança efetiva tanto por parte de alunos quanto de professores.
ResponderExcluirHá ainda nas escolas o predomínio do modelo disciplinar, centrado no professor. Não podemos reduzir os momentos de ensinamento apenas dentro de uma sala de aula. O foco agora deverá ser maior nos alunos, que deverão ter uma atitude proativa e autônoma.
A Educação a Distância tem muita qualidade sim. Por trás também podemos destacar a intensidade do compromisso e dedicação de cada aluno.
Está lançado o desafio. Mãos à obra!
Bruna, boa noite!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog. Achei muito pertinente a tua postagem "EAD - novos caminhos", na qual você apresenta uma bela cronologia do desenvolvimento da EAD e aponta alguns desafios para o sucesso da Educação a Distância no Brasil.
Teu texto apresenta questões instigantes sobre os desafios colocados para a a Distância. Sobre isso, o Prof. José Manuel Moran argumenta que "as tecnologias são importantes, mas não resolvem as questões de fundo. Ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas e particularmente agora em que estamos pressionados pela transição do modelo de gestão industrial par o da informação e do conhecimento".
Por enquanto, esta é minha contribuição ao teu blog.
Abraço
Erivelto